As sessões de 2014 serão sempre às quartas-feiras, no auditório do CSE

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

54º Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias

13 a 19 de Março



O Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Indias, na Colombia, realizará sua 54º edição de 13 a 19 de março. Monika Wagenberg, Directora FICCI, comenta que na edição passada conseguiram encher as salas durante sete dias e ofereceram um total de 290 projeções com um total aproximado de 100.000 espectadores. A aposta pelo aumento do programação continua este ano com a adição de novas salas de Cine Colombia no Centro Comercial La Castellana. Além disso, todo o festival se mantém gratuito com acesso prioritário a credenciados.

O Festival

Em 1959, um grupo de empresários e personalidades do mundo cultural de Cartagena, liderado por Víctor Nieto, inicia os contatos com a Federação Internacional de Produtores de Filmes (FIAPF), através da Embaixada da Colômbia em Paris, com o fim de organizar um festival internacional de cinema, aproveitando as vantagens comparativas oferecidas por Cartagena, nova sede de desenvolvimento turístico nacional, graças a suas fortalezas históricas e belezas naturais.
Ao longo do século vinte, Cartagena havia sido um cenário fundamental para o desenvolvimento do cinema e da cultura colombiana. A cidade, além de disputar com Bucaramanga a sede da primeira projeção cinematográfica no fim do século XIX, experimentou a princípios do século XX uma reativação econômica que a tirou da prolongada prostração demográfica e econômica derivada dos sucessos independentistas do século XIX.
Desde muito cedo, com o concurso do empresariado local, se abriram salas de cinema, em principio primitivas e incomodas, que logo, com o curso do tempo melhoraram sua capacidade e influencia no marco da sensibilidade urbana local.
O cinema colombiano e o cinema latino americano compartem uma das dificuldades centrais do desenvolvimento da maioria dos cinemas nacionais. A ausência da promoção e divulgação de realizadores e obras, o conhecimento e reconhecimento dos públicos de seus próprios países e a falta de um mercado nacional que permita a sobrevivência e expansão do cinema nacional como indústria, faz do festival de cine um cenário especial não só para enfrentar, em forma crescentemente exitosa, tais problemas comuns à cinematografia da área, senão para procurar em especial o desenvolvimento industrial do cinema colombiano.
Fragmento de "Historia del Festival de Cine de Cartagena"
por Manuel Lozano

traduzido por  Rubens Lopes

Nenhum comentário: